Por favor, leia as perguntas abaixo e se você não encontrar sua resposta, envie sua dúvida que responderei o mais breve possível.
O desgaste do dente deve ser feito mesmo que mínimo, para possibilitar adaptação das peças nos dentes sem que gere “degrau” o que provocaria acúmulo de placa, consequentemente, inflamação gengival e infiltração de cárie. Os desgastes são maiores em dentes mal posicionados e com manchas, e então, chamamos de facetas dentais, as quais necessitam de espaço e espessura suficiente, para corrigir a posição inicial do dente e esconder manchas que estão presentes.
Isso depende de cada caso. Por ter espessura maior, a faceta de porcelana confere melhor cobertura na correção de grandes falhas, como dentes extremamente escurecidos, mais desalinhados, problemas na estrutura dental e manchas fortes que resistem ao clareamento, a exemplo daquelas causadas por alguns medicamentos e por fluorose. No entanto, é justamente a maior espessura da faceta de porcelana que torna necessário um maior desgaste dos dentes naturais para sua colocação. Já as lentes de contato dentais são mais indicadas para intervenções menores, como leves desalinhamentos, correção do formato dos dentes, melhora na textura e cor, fechamento de diastemas e aperfeiçoamento do design do sorriso. Por terem espessura ultrafina, as lentes de contato dentais exigem desgaste mínimo.
A duração média de ambas é de 10 a 15 anos, mas há casos em que esse tempo é muito maior. Tudo depende da saúde bucal como um todo, da visita regular ao dentista, higienização diária adequada, além de cuidados que são comuns também aos dentes naturais, como não abrir garrafas e embalagens com os dentes, não roer unhas etc.
Não, ao contrário dos dentes naturais, a porcelana é totalmente impermeável, por isso nenhum tipo de pigmento consegue penetrar em sua estrutura.
Se engana quem pensa que a lente de contato dental não requer um acompanhamento odontológico depois de pronta. Na verdade, a resistência e a durabilidade desse procedimento está diretamente relacionada aos cuidados do paciente. Por isso, além dos hábitos de higiene bucal, é importante manter visitas periódicas ao dentista para avaliar a integridade do tratamento e acúmulo de placa bacteriana próximo às margens. Caso contrário, os riscos de infiltrações cariosas, descolamento das lentes, fraturas e perda do brilho da lente de contato dental podem ser maiores.
Qual a sua dúvida ?